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ARTIGOS

DICA DA SEMANA

  • A definição de "gordinho saudável" é atribuída aos pacientes com obesidade (IMC maior ou igual a 30 kg/m²), pressão arterial, colesterol HDL, triglicerídeos e glicemia normais. Estes pacientes estão em risco elevado de doença cardiovascular e mortalidade por todas as causas! Portanto, não existe "gordinho saudável" pois qualquer excesso de tecido adiposo não é saudável ao organismo.
  • A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é bastante frequente em indivíduos com obesidade, definida por um índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 30 kg/m², podendo chegar a 70% entre aqueles com obesidade mórbida, ou seja, IMC maior ou igual a 40 kg/m²! A SAOS está associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, arritmias e morte. Para cada redução de 10% do excesso de peso ocorre uma redução aproximada de 30% nos eventos de apneia do sono!
  • O acúmulo de gordura abdominal ou visceral está relacionado à insulinorresistência, mecanismo principal do diabetes tipo 2. A realização regular de exercícios reduz a obesidade visceral, independente da perda de peso!
  • Confira a seguir algumas dicas que podem auxiliar a criança/adolescente no controle do peso: 1. Não instale televisão no quarto, pois isto favorece um comportamento sedentário; 2. Não assista TV durante as refeições, é importante concentrar-se no alimento ingerido; 3. Limite o tempo máximo a TV ou qualquer outro aparelho a 2 horas diárias (é importante que os pais tenham o mesmo comportamento); 4. Evite exposição de crianças menores de 2 anos a mídias como TV, tablets, celulares.
  • O principal preditor de manutenção do novo peso após qualquer intervenção (dieta ou cirurgia) é a preservação da massa muscular durante e após a intervenção! Não importa se a perda de peso foi rápida ou lenta. A velocidade de perda de peso não é preditora de reganho de peso e sim a manutenção da massa magra e a adesão no longo prazo a uma rotina de exercícios e alimentação saudável!
  • Os suplementos ditos termogênicos, tais como a cafeína, o chá verde e a capsaicina, aumentam o gasto calórico agudamente após a sua ingestão. Entretanto, seus efeitos sobre o gasto calórico no longo prazo são questionáveis sobretudo pela tolerância do organismo com a ingestão regular destes compostos. Além disso, o aumento do gasto calórico induzida pelos termogênicos costuma ficar entre 50 a 100 kcal ao dia o que, clinicamente, é irrelevante para perda de peso.
  • Em vez de consumir refrigerantes diet ou zero, dê preferência à água saborizada com fatias de limão, laranja, gengibre, menta ou esprema um limão na água (com ou sem gás)
  • Alimente-se devagar e em pequenas quantidades. O prazer é maior nas primeiras porções e quantidades pequenas podem ser suficientes para matar a vontade. Para lhe ajudar a comer devagar, repouse os talheres durante a refeição.
  • Neste final de ano, tente controlar a quantidade de bebida alcoólica ingerida, intercalando-a com água. Além disso, é importante planejar-se antecipadamente sobre o quanto irá beber. Evite que lhe sirvam enquanto o copo ainda não estiver vazio. Evite também coquetéis doces, preparados com açúcar, pois estes contêm uma quantidade grande de calorias sem dar saciedade. Ainda, quanto maior a ingestão de bebida alcoólica, maior a chance de exagerar no que se come.
  • Você sabia que indivíduos ativos apresentam risco 30% menor de desenvolver hipertensão arterial em relação aos sedentários? Além disso, a realização regular de exercício físico reduz o risco de hipertensão arterial assim como auxilia no controle da pressão em pacientes em tratamento para a doença.
  • Indivíduos que consomem grandes quantidades de alimentos em poucas refeições por dia podem se beneficiar do consumo de alimentos com volume maior e menor densidade energética, ou seja, alimentos com maior teor de água e/ou fibras como por exemplo caldo de legumes, saladas e vegetais antes das refeições, visto que estes alimentos auxiliam na saciação (redução da ingestão calórica na refeição).
  • Prefira a fruta in natura ao suco de fruta, mesmo que este seja 100% natural. A falta de proteína e de fibras no suco pode predispor ao ganho de peso. Além disso, o alto teor de açúcares no suco, como a frutose, sacarose, glicose e sorbitol, contribui para o aumento do consumo de calorias e o risco de cárie dentária em crianças.
  • Mulheres com excesso de peso apresentam maior risco de tromboembolismo venoso. Por isso, métodos contraceptivos contendo estrogênio devem ser evitados. Alternativas para evitar a concepção incluem DIU de progesterona (Mirena) ou métodos não hormonais como DIU de cobre e diafragma.
  • Pacientes com ganho de peso, mesmo que dentro de um índice de massa corporal (IMC) considerado normal, como por exemplo, IMC de 23 para 25 kg/m², apresentam um risco 4 vezes maior de desenvolver diabetes melito tipo 2!
  • Você sabia que existe uma íntima relação entre excesso de peso e asma? A asma pode favorecer o ganho de peso tanto pelo uso frequente de corticoide como pela promoção do sedentarismo. Já a obesidade pode piorar a evolução da asma! Uma perda de 15% do peso é capaz de reduzir as exacerbações, a gravidade e o uso de medicações de resgate em indivíduos com asma.
  • Alimentação seletiva na infância - Dicas para ampliar o cardápio: 1. Introduza novos alimentos gradualmente; 2. Forneça o mesmo alimento para os demais membros da família; 3. Faça as refeições e os lanches junto com a criança; 4. Incentive, mas não pressione a criança para comer um alimento específico; 5. Ofereça o mesmo alimento de diferentes formas pelo menos 8 a 12 vezes.
  • Embora o exercício isoladamente não seja uma estratégia eficaz para indução rápida da perda de peso para a grande maioria dos pacientes, o aumento do gasto calórico através da atividade física é fundamental na prevenção da recuperação de peso após a perda inicial. Além disso, a adição de um exercício resistido como, por exemplo, a musculação, durante a fase de emagrecimento, auxilia na preservação da massa muscular e consequentemente do metabolismo basal no longo prazo!
  • Durante o tratamento da obesidade, evite pensamentos dicotômicos, do tipo tudo ou nada. Este tipo de pensamento faz com que, diante de um pequeno lapso, você interprete isso como falha absoluta e abandone o tratamento. O processo de mudança comportamental consiste em um continnum de autocontrole, existindo categorias intermediárias que precisam ser consideradas e mantidas. O autocontrole é uma habilidade que precisa ser desenvolvida e aperfeiçoada ao longo do tempo!
  • O peso corporal é homeostaticamente controlado para ser mantido num determinado valor. Quando ocorre perda de peso, diversos mecanismos compensatórios são ativados na tentativa de restaurar o peso anterior. Por isso, o uso combinado de medicações com mecanismos de ação diferentes muitas vezes faz-se necessário por controlar melhor as múltiplas vias responsáveis pela fome e saciedade.
  • A terapia de reposição hormonal na menopausa está indicada atualmente para mulheres abaixo de 60 anos ou que estejam na menopausa há menos de 10 anos e que apresentem sintomas vasomotores significativos (calorões) ou para mulheres referindo ressecamento vaginal e dor na relação sexual e que não apresentem contra-indicações ao tratamento, tais como câncer de mama, risco cardiovascular elevado, AVC e história de trombose.
  • Você sabia que o pico de massa óssea ocorre por volta dos 25 anos de idade? A obtenção de um pico máximo de massa óssea é considerada a melhor proteção contra a perda óssea relacionada à idade e é influenciado pela genética e por fatores ambientais, como uma alimentação rica em cálcio e a realização de exercícios regulares, sobretudo aqueles com alguma resistência ou impacto! A prevenção da osteoporose começa na infância!
  • A realização regular de exercício reduz o risco de hipertensão arterial assim como auxilia no controle da pressão em pacientes em tratamento para a doença. Além disso, indivíduos ativos apresentam um risco 30% menor de desenvolver hipertensão arterial em relação aos sedentários!
  • Apesar da nossa preferência naturalmente adquirida por alimentos doces, é possível modificar os padrões alimentares de acordo com o tipo de alimentação instituída. O desenvolvimento do paladar é plástico, podendo-se mudar as preferências alimentares, mesmo em adultos, através da exposição repetida a determinados alimentos sob diversas preparações.
  • A "gordura no fígado" caracteriza-se por uma infiltração gordurosa que pode estar associada a uma inflamação no fígado na ausência de causas secundárias como ingestão significativa de álcool, algumas medicações (corticoide, ácido valproico, antirretrovirais, amiodarona) e doenças hereditárias que possam causar dano progressivo ao fígado. Uma perda de apenas 5% de peso é capaz de melhorar a infiltração de gordura sendo que uma perda superior a 10% melhora significativamente a inflamação hepática!
  • Confira a seguir cinco dicas para maior chance de manutenção do peso no longo prazo: 1. Autopesagem regular (1 ou 2 vezes por semana); 2. Maior nível de exercício físico (aproximadamente 1 hora por dia); 3. Manutenção de uma dieta hipocalórica, com manutenção do padrão alimentar relativamente semelhante entre a semana e nos finais de semana; 4. Ingestão regular de café da manhã e 5. Tempo em frente à TV inferior a 10 horas por semana.
  • Embora o exercício físico tenha pouco efeito sobre a perda de peso, ele assume um papel fundamental na manutenção do peso perdido no longo prazo, além de benefícios inquestionáveis sobre a redução de risco cardiovascular! As evidências sugerem que aproximadamente 300 minutos semanais sejam necessários para manutenção do novo peso. Já para saúde cardiovascular, não há um mínimo necessário para se obter o benefício! Ou seja, qualquer esforço é válido!
  • A dosagem rotineira de testosterona em mulheres não é recomendada tendo em vista a falta de correlação entre os sintomas, tais como redução da libido, falta de energia, cansaço, com os níveis hormonais. Além disso, os níveis de testosterona variam de acordo com o ciclo menstrual, estado reprodutivo e horário da coleta. A dosagem deve ser feita apenas em condições onde o excesso de andrógenos (hormônios masculinos) são suspeitadas!
  • Não existe uma estratégia única ou medicação específica que deva ser recomendada rotineiramente para todos os pacientes com excesso de peso. É necessária uma avaliação criteriosa quanto à rotina alimentar e de exercícios, alterações de humor, presença de complicações ou doenças associadas à obesidade e possibilidade de efeitos colaterais de cada fármaco. Ainda, a não resposta a um determinado medicamento no passado não inviabiliza o seu uso futuramente.
  • O tratamento farmacológico da obesidade só se justifica quando associado à reeducação alimentar e a mudanças no estilo de vida. As medicações para perda de peso ajudam a melhorar a adesão do paciente a estas mudanças (nutricionais e comportamentais). Portanto, as medicações aumentam a chance de sucesso do tratamento, mas não funcionam sozinhas!
  • Se você estiver se sentindo privado com o seu plano alimentar é porque a sua dieta não é do tipo que possa se tornar um hábito para toda a vida. É preciso desenvolver um novo modo de pensar sobre seu relacionamento com a comida e passar da sensação de privação para a de satisfação.
  • Coma mais devagar e concentre-se em saborear cada garfada. Aprecie a visão, o aroma, o sabor e a textura dos alimentos. É mais fácil fazer isso se você sentar, sem assistir à televisão, ler ou trabalhar enquanto se alimenta.
  • Para ser bem sucedido no emagrecimento, é necessário um acompanhamento regular no longo prazo com profissionais experientes no manejo da obesidade. Sendo uma habilidade, o controle do peso requer tempo e experiência, além de muita prática para desenvolver novos comportamentos e capacidades.
  • A tendência após a perda de peso é um aumento do apetite, sobretudo por alimentos densamente calóricos. Por isso, é de suma importância que o paciente diminua sua exposição a condições que facilitem a alimentação excessiva, como por exemplo, ir a um rodízio de pizza (prefira a la carte), colocar as panelas à mesa (sirva seu prato e depois sente-se à mesa apenas com ele), não guardar "lanches especiais" para receber visitas.
  • Você está em um tratamento para perda de peso e não está mais conseguindo perder peso conforme o esperado? Uma das causas mais comuns para a ausência de perda de peso é a subestimação das porções ingeridas. Nesse sentido, o registro alimentar aumenta a consciência do paciente sobre seu padrão inadequado de alimentação bem como sobre sua ingestão calórica total. Além de aumentar a atenção, o registro facilita a identificação das circunstâncias em que os comportamentos inadequados ocorrem.
  • Para pacientes com diabetes em uso de insulina, o rodízio nos locais de aplicação da insulina é importante para evitar a formação de "nódulos" no tecido subcutâneo (conhecidos como lipodistrofia) e consequentemente piora do controle glicêmico. Por isso, é recomendado evitar o mesmo ponto de aplicação durante 14 dias, tempo necessário para cicatrizar e prevenir a lipodistrofia.
  • Pacientes com diabetes tipo 2 devem realizar avaliação de complicações oftalmológicas, como retinopatia diabética, quando do diagnóstico da doença e após anualmente, mesmo na ausência de sintomas visuais!
  • Pacientes com diabetes apresentam maior risco de infecção pneumocócica grave e complicações decorrentes do vírus influenza, como pneumonia bacteriana. Por isso, é recomendada vacina contra influenza anualmente e contra pneumoco em dose única para todos os pacientes com diabetes acima de 65 anos. Importante ressaltar que não existem níveis glicêmicos que contra-indiquem a vacinação!
  • O consumo moderado de bebida alcoólica entre indivíduos com diabetes não é contra-indicado. Entretanto, a ingestão de álcool pode aumentar o risco de hipoglicemia entre aqueles em uso de insulina e de hiperglicemia para aqueles com consumo excessivo.
  • Você sabia que a adoção da dieta DASH (Dietary Approach to Stop Hypertension) é capaz de reduzir a pressão arterial entre 8 a 14 mmHg? Esta abordagem dietética consiste em incentivar o consumo de legumes, vegetais e frutas, assim como cereais integrais, carnes magras (peixes e frango), oleaginosas, produtos lácteos com teor reduzido de gorduras, assim como uma ingestão de sal inferior a 6 gramas por dia.
  • Você sabia que a obtenção de um pico máximo de massa óssea é considerada a melhor proteção contra a perda óssea relacionada à idade? O pico de massa óssea ocorre por volta dos 20 anos de idade e é influenciado pela genética e por fatores ambientais, como uma alimentação rica em cálcio e a realização de atividade física. Exercícios com carga, como a musculação, ou impacto, como uma caminhada, estão associados a maior formação de massa óssea.
  • A genética é um fator importante mas não determinante do ganho de peso na grande maioria dos casos; ou seja, indivíduos geneticamente predispostos necessitam ser expostos a uma alimentação rica em alimentos ultraprocessados e a um baixo nível de atividade física para desenvolverem a obesidade!
  • Os óleos vegetais (de soja, milho, canola e girassol) são óleos refinados que, quando expostos a elevadas temperaturas, produzem radicais livres prejudiciais à saúde. Além disso, o refinamento do óleo reduz a quantidade de compostos fenólicos com propriedades antioxidantes. Portanto, para cozimento, dê preferência aos azeites de oliva.
  • Para maior chance de manutenção do peso após uma perda inicial com reeducação alimentar, a quantidade mínima de exercício físico é maior, sendo necessários 200 a 300 minutos por semana, em decorrência da redução do metabolismo basal após o emagrecimento.
  • Para crianças com excesso de peso, atividades que envolvam os pais e o ambiente doméstico são mais efetivas para promover e manter a perda de peso.
  • A banha de porco é saudável para consumo? Depende! A banha de porco oriunda de animais criados em sítios com uma alimentação diversificada contém gordura saturada (que eleva o colesterol ruim) e monoinsaturada (que eleva o colesterol bom). Entretanto, a banha de porco oriunda de animais criados com ração e vendida em supermercados contém diversos aditivos químicos e gordura poli-insaturada, uma gordura que, quando submetida a elevadas temperaturas, libera radicais livres prejudiciais à saúde.
  • Você sabe a diferença entre alimentos diet e light? Alimento diet é qualquer alimento isento de um determinado nutriente para atender a uma dieta específica. Já alimento light contém uma redução de pelo menos 25% de algum nutriente (gordura, proteína, carboidrato ou sódio).
  • Você mantém doces, biscoitos ou bolos em casa para quando receber visitas? Você nunca se questionou se a visita pode estar tentando controlar o peso assim como você? Então, oferecer refeições ou lanches saudáveis pode ser uma estratégia que indica boa hospitalidade!
  • Restrinja a disponibilidade de alimentos durante a refeição! Não coma diretamente de potes, travessas ou panelas. Sirva a porção prescrita no prato e guarde em seguida o restante. Comer com os alimentos sobre a mesa, por exemplo, aumenta a probabilidade de servir-se novamente ou mais do que o necessário!
  • Você consome amendoim, pasta de amendoim ou paçoca de amendoim? Se a resposta for sim, fique atento na hora de escolher o produto. O amendoim pode estar contaminado com aflatoxinas, uma espécie de fungo que pode causar câncer de fígado. Para certificar-se de que você está adquirindo um produto sem estas aflatoxinas, preste atenção se ele contém o Selo Pró-Amendoim, conferido às empresas que atendem aos requisitos da legislação e fabricam produtos à base de amendoim totalmente seguro!
  • O consumo regular de peixe, 2 vezes por semana, reduz o risco de doença coronariana e de AVC, por ser uma fonte rica em ácidos graxos poli-insarurados (ômega 3) com efeito cardioprotetor.

DEPOIMENTOS

  • MC, feminina, 24 anos
    Dra Milene, Podes ter certeza de que sem a tua ajuda eu jamais teria conseguido! Esse grande sucesso nos resultados eu devo ao seu excelente trabalho de dedicação e ajuda. Hoje eu sou uma nova pessoa. Só tenho a te agradecer por esse grande trabalho e pela pessoa incrível que és, pois hoje eu sou feliz e pude aos 24 anos descobrir que é possível ter vida, porque o que eu tinha antes definitivamente não era! 
  • MC, feminina, 24 anos
    Dra Milene, Podes ter certeza de que sem a tua ajuda eu jamais teria conseguido! Esse grande sucesso nos resultados eu devo ao seu excelente trabalho de dedicação e ajuda. Hoje eu sou uma nova pessoa. Só tenho a te agradecer por esse grande trabalho e pela pessoa incrível que és, pois hoje eu sou feliz e pude aos 24 anos descobrir que é possível ter vida, porque o que eu tinha antes definitivamente não era! 
  • LRQ, 24 anos, feminina, procedente de POA
    Boa tarde, Dra. Milene! Estou muito feliz com os resultados e, principalmente, pela certeza de que serão permanentes, pois refletem um novo estilo de vida, que só tive a disciplina necessária para adotar, porque tenho a segurança de que conto com o auxílio profissional mais competente para tanto. Muito obrigada! 
  • LS, 31 anos, feminina, procedente de POA
    Dra Milene, não tenho palavras para lhe agradecer o que a sra despertou em mim. Sempre brigando com a balança e hoje, depois de 3 meses que lhe conheci através de outros pacientes seus, foram 18 kg eliminados nesse tempo e uma mudança de vida sem tamanho. A senhora me mostrou que eu sou capaz disso, muito, muito obrigado pela profissional que és e principalmente por mudar a minha vida! 
  • ITS, 48 anos, feminina, procedente de Montenegro
    Bom dia Dra Milene, Estou muito feliz com o meu novo peso. Só tenho a agradecer pelo seu profissionalismo. Abraço 

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